Tipos de Cortes de Ternos

Tipos de cortes de ternos | O terno é a indumentária masculina que confere o visual do homem maior sofisticação, porém, você conhece os tipos de cortes para ternos que existentes?

A enorme diversidade de modelos pode confundir o público masculino e resultar na compra errada dos vestuários. No entanto, ao saber quais são os tipos de cortes de ternos mais usados e suas principais características, você irá fazer a escolha correta e assim consequentemente ficará extremamente elegante e alinhado em todas as ocasiões. Confira o resto em nosso site.

Tipos de cortes de ternos

Lembrando que caso tenha perdido medidas não descarte as suas peças e sim leve em um Atelier de confiança em São Paulo para fazer os ajustes nos ternos necessários e deixá-lo sob medida no corpo, um ótimo caimento é muito importante em todos os looks.

O fato é que o terno é o trio composto por: calça, colete e paletó, além disso, tanto os tecidos quanto os modelos podem variar de acordo com o estilo de cada conjunto. Agora no caso o costume é composto apenas pelo caso e pela calça.

Cada um tem as suas peculiaridades que se encaixam perfeitamente em diversos estilos de homens, então faremos um apanhado geral a respeito das principais características dos ternos. Vamos conferir?

Tipos de lapelas de ternos

Tipos de lapelas de ternos
Tipos de lapelas de ternos

Lapela shawl ou xale

O seu formato arredondado vai bem com smokings, mas de vez em quando pode aparecer em blazers próprios para serem usados em festas, em baladas etc.

Além disso, é a mais indicada para eventos extremamente formais, em casamentos em formaturas, entre outros, por ser o típico traje de gala indispensável para essas ocasiões.

Lapela notched ou notch

Essa lapela tem o recorte triangular e é mais discreta, o que a torna mais comum de se encontrar, estando presente em 90% dos ternos de abotoamento simples, com um, com dois ou com três botões.

Com isso, é a mais democrática e fica bem em qualquer estilo de homem, além de qualquer ocasião. Como chama menos atenção deixa espaço para uso de alguma outra peça ou um acessório mais chamativo, por exemplo.

Lapela peaked ou peak

Essa lapela é clássica e imponente, além de ser mais pontuda e chamativa, ficando bem em ternos de abotoamento duplo, porém, os risca de giz simples ganham um charme a mais com essa peça. Contudo, evite tanto chapéus quanto calçados com duas tonalidades.

Para os homens que estão acima do peso podem se beneficiar com esta lapela graças a seu formato que chama atenção para o rosto e ombros. Além disso, é adequada para qualquer ambiente e evento, principalmente se você quiser atrair olhares.

Tipos de fendas de ternos

As fendas ficam mais precisamente na parte de trás do paletó e podem influenciar no caimento do traje em seu corpo, sendo que a fenda dupla é a que cai melhor para os gordinhos enquanto a fenda única tem um ar moderno.

Com isso, podem ser encontradasna modelagem, por exemplo, sem nenhuma fenda, normalmente mais ajustados na cintura.

Os principais tipos de cortes de ternos e modelos

Terno Clássico ou Terno Americano

Esse corte possui como principais características as seguintes:

  • Caimento reto e confortável;
  • Os ombros com estrutura moderada;
  • As lapelas notch ou peak;
  • Ligeiramente acinturado;
  • Possuir os bolsos em formato flap ou slash;
  • Ter apenas uma fenda etc.

O terno clássico fica entre a ousadia do italiano e o conservadorismo do inglês, caindo bem na maioria dos homens, além de ser mais versátil e aceitando as duas opções de lapelas e de bolsos para os ternos.

A fenda única é bem comum nos ternos mais modernos, pois é um modelo que geralmente atende bem a todos os tipos de corpos masculinos.

Com isso, um tecido de alta qualidade é fundamental, pois é importante destacar a enorme diferença que um tecido de qualidade exerce sobre o resultado na produção de um terno.

Um excelente exemplo são os tecidos de lã fria que são totalmente isolantes térmicos, possuindo um toque acetinado, são maleáveis e alguns possuem um brilho suave, e estes tecidos conferem extrema elegância ao terno e a seu usuário.

Terno Italiano

Esse corte possui como características principais:

  • Ser acinturado;
  • Possuir as mangas estreitas;
  • É justo no peito, mas não grudado no corpo; a calça possui o cós baixo;
  • É mais seco nas coxas; possui ombros bem estruturados;
  • As lapelas largas em formato notched;
  • A cintura do paletó mais justa;
  • O bolso sem aba, conhecido como besom ou slash;
  • Sem fendas na parte traseira do paletó etc.

E o terno italiano tem um estilo mais ousado, deixando os ombros largos e a cintura fina, acompanhando a calça mais acertada, o bolso sem aba contribui para a silhueta enxuta, assim como a falta da fenda, características que não favorecem os gordinhos.

A lapela larga fica melhor com uma gravata tradicional.

Terno Inglês

Esse corte possui como principais características as seguintes:

  • É solto;
  • É levemente acinturado;
  • A calça mais acertada ao corpo;
  • Um pouco de acolchoamento nos ombros;
  • As lapelas são finas no formato notched;
  • Os bolsos com abas, conhecido como flap;

As fendas traseiras influência de quando era comum andar a cavalo, pois elas caiam melhor sobre a sela (isso antigamente), etc.

Essa modelagem de terno tem o seu corte generoso é mais tradicional e sério, as lapelas finas podem ser notched ou picked, os bolsos com abas também têm um jeito mais conservador e o pouco acolchoamento dos ombros deixa a silhueta menos artificial.

Além disso, é excelente para quem está acima do peso, não só pelo corte um pouco folgado, mas também pelas duas fendas no paletó que caem extremamente melhor na altura do quadril.

Enfim, agora depois de conhecer as principais características é possível no momento que for adquirir a sua peça saber de antemão a que se encaixa perfeitamente com o seu estilo.

Vestido de Noiva Branco: Por Que as Noivas Usam Branco?