Vestido de Noiva Branco: Por Que as Noivas Usam Branco?

Vestido de Noiva Branco: Por Que as Noivas Usam Branco? No mundo ocidental essa é a cor do vestido mais importante da vida de várias mulheres. Tamanho é o seu significado que chega a ser uma gafe os convidados comparecerem ao casamento com a cor da estrela do dia.

Muito provavelmente se lhe perguntarem sobre a cor a primeira coisa que virá em sua mente será a relação que a fazemos com a pureza da noiva.

Qual o significado de vestido de noiva?

Afinal, não é a toa que mulheres que já possuem filhos ou já foram casadas escolhem um vestido com uma cor clara, geralmente em tom pastel para a cerimônia.

Mas o que poucos sabem é que essa é uma tradição que se iniciou bem recentemente em meados do século XIX e continua até os dias de hoje sem previsão de acabar.

Nos dias de hoje quando pesquisamos “vestidos de noiva medievais” encontramos modelos atualizados todos, ou a maioria, na cor branca mas com traços que nos remetem à época.

No entanto, se nos remetermos à pinturas medievais veremos que as coisas eram na verdade bem diferentes.

Atualmente é comum ao comprar ou alugar um vestido de noiva, precisar realizar ajustes em vestidos de noiva – A Ellegancy Costuras realiza ajustes e reformas em roupas em geral.

O que significa o vestido de noiva branco?

O que significa o vestido de noiva branco
O que significa o vestido de noiva branco

Na idade média o que importava não era a cor, mas o luxo dos vestidos. Os casamentos eram vistos como forma de fazer alianças comerciais, os vestidos eram usados para demostrar as posses da família.

Dessa forma, não apenas cores e estampas variadas chegavam ao altar, mas até o pretinho nada básico chegou por vezes a fazer parte do dia tão esperado.

E como, afinal, chegamos ao nosso tão amado vestido de noiva branco? Alguns historiadores da área alegam que tudo começou com Joséphine, a mulher de Napoleão Bonaparte.

Curiosamente ela já tinha se casado antes (tinha dois filhos do marido anterior) e elegeu um vestido branco para a coroação de Napoleão Bonaparte, no ano de 1804.

Na ocasião, eles confessaram ao papa Urbano VII que não eram casados na Igreja (alguns autores dizem que eles casaram-se em 1796 em uma cerimônia familiar), mas o casamento religioso aconteceu na catedral de Notre-Dame, em Paris, pouco antes da coroação ou auto coroação, já que Napoleão tomou a coroa das mãos do papa, como mostra o famoso quadro de Jacques-Louis David (abaixo).

Repare no vestido branco, coberto por uma manta feita de pele de arminho e uma outra vermelha por cima.

Outros alegam que tudo começou por volta do século XIX com o casamento da rainha Vitória da Inglaterra que casou-se de branco voluntariamente.

Depois da inovação feita pela Rainha Vitória, outras mulheres passaram a usar o branco por questão de status. Sim, o vestido branco era sinônimo de classe social por um motivo: os vestidos coloridos geralmente eram usados comumente no cotidiano após a cerimônia como uma peça qualquer no guarda-roupa.

Já o branco, que era extremamente difícil de ser limpo completamente para ser usado posteriormente, seria utilizado somente na cerimônia.

Qual o significado do véu e da grinalda?

qual o significado do véu e da grinalda
qual o significado do véu e da grinalda

Curiosamente essa mesma rainha foi uma das poucas a se casar de fato por amor o que deu a origem dos vestidos brancos no casamento um aspecto também romantizado.

E de onde veio a ideia de pureza e virgindade que é associado ao vestido branco até hoje?

Foi graças a uma declaração feita pela revista de grande circulação nos anos de 1800, Godey’s Lady’s Book, quase uma década após o casamento da Rainha Vitória.

Na publicação, foi dito que “Branco é a cor mais adequada, seja qual for o material.

É um emblema da pureza e inocência da mocidade, e do coração imaculado que agora se rende para o escolhido”.

Quem pode casar na igreja com vestido de noiva?

É preciso ressaltar também que a religião e sua grande influência na sociedade muito diz sobre o modo como as pessoas se vestem e se comportam. No mesmo século XIX ocorreram 3 aparições de Nossa Senhora vestida de branco na França.

E sempre que se remetiam as tais aparições, se remetiam a “virgem vestida de branco”. Daí também aquela ideia de virgindade e pureza que é associada à noiva até os dias de hoje.

Espero que tenham gostado.