Trabalhadores mais felizes são sinônimos de trabalhadores mais produtivos e isso é demonstrado por inúmeros estudos científicos, como o realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, que mostra que um funcionário feliz é 12% mais produtivo do que um não.
Portanto, um bom líder deve introduzir técnicas e mecanismos de motivação na empresa, para alcançar não apenas melhores resultados no alcance dos objetivos, mas também otimizar a qualidade do serviço prestado, criar um ambiente de trabalho positivo e contribuir para o bem-estar de sua equipe. membros.
Algumas empresas, cientes dessa relação entre motivação e produtividade, já estão tomando providências sobre o assunto, como o Google, onde a gestão conseguiu aumentar o índice de satisfação em quase 40% com a aplicação de políticas de bem-estar, ou a Heineken, por meio de cursos de saúde ocupacional que geraram que 80% dos participantes estavam mais confortáveis em sua posição.
Pequenos gestos
Não é necessário ser uma multinacional para provocar a mudança motivacional dos trabalhadores. Como aponta o especialista Geoffrey James, com algumas dicas simples, podemos, como líderes de equipe, multiplicar a motivação para o trabalho de nossos colaboradores.
Sorria, é grátis. Se mostrarmos um rosto amigável, acompanhado de um sorriso, espalharemos nossa atitude para o restante da equipe, gerando um positivismo que também será transferido para o desenvolvimento das tarefas correspondentes. E se conseguirmos manter esse talento mesmo diante de conflitos e crises, exercitando a escuta ativa, a motivação será ótima.
A César o que é de César. Em outras palavras, é importante reconhecermos um trabalho bem-feito para nossos funcionários e para nós mesmos. O mesmo acontece ao nível da aprendizagem: aumentaremos a motivação para o trabalho se valorizarmos os marcos alcançados pelos membros da nossa equipa e promovermos a sua implementação como parte das suas competências e capacidades.
Tempo para reflexão: Ao estabelecer um minuto diário de silêncio e reflexão sobre assuntos não relacionados ao trabalho, permitiremos que os funcionários carreguem suas baterias pelo resto do dia.
Aspectos mais influentes na motivação
Embora estes simples gestos nos ajudem a melhorar o bom ambiente e a motivação dos colaboradores, existem outras questões mais graves que também afetarão significativamente a felicidade e, portanto, a produtividade dos nossos colaboradores.
De fato, os aspectos que os funcionários mais valorizam em relação ao seu trabalho são o salário, a segurança no emprego, as perspectivas de futuro, o ambiente de trabalho, a conciliação e a flexibilidade.
Sabendo disso, como podemos melhorar a motivação para o trabalho de nossa equipe?
- Adaptando o trabalho a cada funcionário. Isso significa que o funcionário deve estar confortável nessa posição: nem desqualificado, pois isso o desencorajou por não atingir os objetivos; nem super qualificados, pois cairão na preguiça ao se sentirem pouco valorizados. Estamos falando, é claro, tanto de competências quanto de remuneração econômica, que devemos definir com base no cargo e revisar periodicamente.
- Motivar as relações interpessoais, através da organização de atividades recreativas para os colaboradores, como almoços ou jantares, competições desportivas, convívio entre os diferentes departamentos etc. Conseguiremos melhorar a comunicação interna e o bom ambiente e, consequentemente, a produtividade.
- Utilizar um Coworking, mudar o ambiente de trabalho pode ajudar muito na satisfação dos colaboradores. Mesmo que temporariamente ou por um único dia, novas áreas sempre podem ajudar. O Coworking Ribeirao Preto é prova disso, na qual recebe mais de 50 empresas todas as semanas.
- Promover a promoção interna, possibilitando aos colaboradores da empresa o acesso a cargos de maior responsabilidade. Desta forma, confirmaremos à equipa que valorizamos o seu esforço e que a sua motivação e dedicação no trabalho são recompensadas.
- Incentivar os trabalhadores que conseguem cumprir os objetivos e metas, como sinal do nosso reconhecimento de um trabalho bem-feito e profissionalismo, seja através de remuneração extra, prêmios, folgas ou brindes.
- Otimização dos recursos técnicos, para facilitar o trabalho dos nossos colaboradores, desde os instrumentos básicos do cargo, às ferramentas informáticas de acordo com as suas funções, sem esquecer pequenos detalhes como área de lazer, acesso a água ou lanches etc.
- Facilitando o treinamento dos funcionários. Um trabalhador que deseja aumentar seu conhecimento deve ter o apoio do líder, pois denota motivação para o trabalho e desejo de melhorar que beneficiará a empresa.