negócio de costura

5 dicas para começar um negócio de costura

Conheça quais as 5 dicas para começar um negócio de costura e ganhar dinheiro com o seu hobby favorito!

Você sempre gostou de costurar como hobby e quer começar seu próprio negócio de costura ao se tornar referência como “ateliê de ajuste de roupas SP”? Nesse caso, você ficará satisfeito em saber que pode transformar sua paixão em um lucrativo empreendimento comercial.

Uma ou duas gerações atrás, quase todas as mulheres podiam pelo menos fazer pequenas alterações em sua casa. No entanto, menos mulheres estão costurando hoje em dia e muitas precisam dos serviços de uma costureira profissional.

Estas 5 dicas devem colocá-lo no caminho certo para começar seu próprio negócio de costura:

Como começar um negócio de costura

Saiba o que é preciso para começar um negócio de costura:

1. Faça cursos de costura

Se você não tem certeza de suas habilidades ou precisa de uma reciclagem para acompanhar novas maneiras e técnicas de costura, faça cursos de corte e costura. Eles estão disponíveis online ou por meio do departamento de educação continuada da faculdade comunitária local. Você vai aprender como:

  • Desenhar seus próprios padrões;
  • Marcar, cortar e pregar o tecido para um ajuste perfeito, principalmente em vestidos de noiva;
  • Identificar diferentes fibras e tecidos e seus cuidados adequados;
  • Cortar e terminar profissionalmente uma peça de roupa;
  • Alterar o design de roupas;
  • Etc.

Esses cursos fornecem uma riqueza de informações e networking para qualquer costureira que deseja expandir suas habilidades.

2. Faça sua papelada

Antes de operar qualquer negócio fora de sua casa, talvez você precise obter licenças e adicionar ao seguro do seu imóvel. Seu estado pode exigir uma licença ou pode precisar que você obtenha um número para que possa cobrar imposto sobre vendas.

Sua melhor aposta é verificar com a associação local de pequenos negócios ou até mesmo consultar a biblioteca local sobre os requisitos para administrar um pequeno negócio em sua casa.

3. Identifique e segmente seus clientes

Você se sente mais confortável fazendo alterações simples ou quer criar vestidos de noiva e vestidos de dama de honra? Você mora perto de uma base militar, onde alterações de uniformes e fitas de nomes são muito procuradas? Você gostaria de trabalhar com performers, dançarinos ou artistas? Decida que tipo de trabalho mais lhe interessa e comece a construir seu plano de negócios em torno dessa decisão.

4. Avalie seu equipamento de trabalho

Você pode começar com a máquina de costura que possui ou precisará de uma máquina pesada para realizar seus trabalhos? Você tem uma máquina de serger / overlock? Manequins de costura? Você pode começar pequeno e expandir conforme sua empresa cresce, mas precisará de um equipamento básico confiável para começar.

Depois de identificar suas necessidades, encontre fornecedores e varejistas de quem deseja comprar, agora e no futuro – e não tenha medo de pedir um desconto.

5. Crie um espaço de trabalho

Você precisará ter seus suprimentos e materiais à mão, mas também espaço suficiente para criar um padrão. Você precisará de uma área que esteja basicamente fora dos limites do resto da família – esse espaço também deve estar pronto para que clientes em potencial possam entrar e experimentar as roupas.

Educando-se e planejando cuidadosamente, você pode evitar muitas das armadilhas de começar seu próprio negócio de costura em casa. Essas dicas vão ajudá-lo a começar, mas, eventualmente, é o seu próprio talento e motivação que farão do seu negócio um sucesso!