EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: O QUE É E COMO DEVE SER CRIADA

O QUE É A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Experiência do Usuário (UX) pode ser entendida como o conjunto de interações, percepções e reações que uma pessoa tem em relação a um produto, serviço ou sistema de uma determinada empresa, tanto antes, durante e após o uso. 

Não se trata apenas da interação e experiência com o site, pois o produto pode ser tanto físico quanto digital.
Sua definição, em nível internacional, foi dada pela International Organization for Standardization (ISO) com a norma ISO 9241-210 e deixa claro que, na realidade, é algo subjetivo.

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE UM SITE

UX é fundamental na criação de um site performático e eficiente. De fato, neste caso, queremos dizer a qualidade de navegação oferecida aos usuários, a simplicidade e conveniência de uso e um design atraente.

>como fazer remarketing para conquistar os clientes

>Benefícios do Marketing Imobiliário

Criar uma experiência de usuário perfeita de um site é muito importante, pois afeta a percepção e a emotividade do usuário que deve ser pressionado a permanecer no site.
Aspectos muito importantes do UX a serem levados em consideração.

Ao projetar e otimizar um site, são as emoções ao usar o site, adaptando-se a cada tipo de dispositivo e as técnicas necessárias para otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca.

Outros fatores importantes dizem respeito à velocidade de carregamento da página, a escolha de uma hospedagem adequada e a presença de ícones claros na interface do usuário que transmitem muito significado e permitem atingir determinados objetivos sem a necessidade de usar muito texto.

QUEM CUIDA DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

O designer de experiência do usuário cuida do UX . Essa figura é responsável pela experiência que os usuários têm com um determinado produto. 

O papel desse profissional, portanto, é pensar e depois criar uma interface que permita ao usuário interagir de forma otimizada com um produto, por exemplo um site, do começo ao fim.

As ferramentas mais utilizadas por essas figuras são softwares como Photoshop, Illustrator, Figma, entre outros, que permitem criar wireframes, mockups e sitemaps para depois verificar e testar os resultados com usuários reais.

COMO DEVE SER CRIADA UMA BOA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO?

O primeiro passo, para a realização de um UX de sucesso , é ouvir as intenções de compra do seu target. Na verdade, você precisa conhecer a fundo as necessidades de seus clientes para responder às suas solicitações e atingir os objetivos de negócios.

Para obter esses resultados é necessário realizar uma pesquisa de UX que permita obter informações quantitativas e qualitativas.
Obtidos esses dados, o próximo passo é criar uma comunicação direcionada para poder centralizar as intenções das pessoas e dar as soluções certas. 

A comunicação pode ser realizada através de diversas ferramentas de marketing digital e deve ter como objetivo criar empatia e envolvimento. Essa fase é muito importante justamente porque o UX é baseado na análise de pessoas.

Em seguida, começa a definição real da experiência do usuário. O objetivo principal é a criação de um UX perfeito que tenha certas características, como fluidez, simplicidade e imediatismo. Poder cuidar desses detalhes significa obter ótimos resultados.

Por fim, um aspecto que não deve ser negligenciado são os testes. Nesse caso, entra em jogo o marketing de experiência do usuário, graças ao qual é possível realizar testes para experimentar, verificar e fazer melhorias no UX. Os testes A/B são amplamente utilizados, que permitem verificar diferentes variáveis ​​para entender qual método é capaz de obter mais conversões no site.