Em um relacionamento existem fatores determinantes para encontrar um bom equilíbrio.
Poderíamos dizer que os pilares fundamentais para um bom relacionamento, seja em casal, como amizade ou em família, são: confiança , respeito , boa comunicação, empatia e cooperação .
Soma-se a isso a atração física em um relacionamento e desfrutar de uma sexualidade saudável e divertida.
5 pontos importantes para um bom relacionamento
Embora os fatores que favorecem um bom relacionamento possam parecer óbvios, vale lembrar e refletir sobre eles de tempos em tempos para avaliar o que podemos melhorar.
1. Respeito acima de tudo
Todos nós ficamos com raiva de vez em quando, e é normal que surjam conflitos, discussões ou opiniões conflitantes em um casal. Não se trata de nunca ficar com raiva, ou de não dizer o que nos incomoda: trata-se de sempre falar respeitosamente com a outra pessoa.
Insultos, ameaças, gritos ou desvalorizações não devem ser tolerados em nenhum caso, pois são uma forma de violência que fere profundamente . É importante saber administrar nossas emoções para que a raiva não nos domine, é preferível demorar um pouco antes de responder, ou adiar a discussão para outro momento se estivermos muito nervosos, a perder a calma. Por outro lado, nunca devemos tolerar ofensas contra nossa pessoa: é importante limitá-las. Algumas chaves para uma comunicação assertiva podem te ajudar nessas situações. Isso é aplicável a todos os relacionamentos, não apenas no casal.
A única coisa que o desrespeito consegue é separar emocionalmente e destruir o afeto entre duas pessoas. Portanto, o respeito deve estar sempre acima de tudo .
2. Bondade e sinais de afeto
Às vezes com tempo, confiança e rotina; Os sinais de carinho e bondade com nosso parceiro estão sendo negligenciados, não devemos esquecê-los! todos nós gostamos que eles sejam gentis e afetuosos conosco.
Um sorriso e um “bom dia” com um beijo, dizer “boa noite”, pedir coisas com um “por favor” e agradecer são bons hábitos que favorecem a proximidade emocional com nosso parceiro , e também alguns elogios sinceros de vez em quando se sente ótimo!
Não se trata de simples regras de cortesia, nem de “bajulação”, mas de tornar a vida a dois mais agradável, e mostrar que respeitamos, amamos e levamos o outro em consideração.
3. Seja Fiel
Um fator muito importante em um relacionamento é a confiança . A confiança muitas vezes se manifesta em pequenos detalhes, como ser pontual nos compromissos, lembrar de compromissos e cumprir as promessas que fazemos.
Seja coerente entre o que dizemos e o que fazemos, e mostre nosso envolvimento nos detalhes do dia a dia. Um relacionamento é baseado na confiança mútua, a outra pessoa deve saber que tem o seu apoio e que pode confiar em você.
4. Incentive a boa comunicação.
Não é necessário ter conversas “profundas” todos os dias ou falar sempre sobre nossos sentimentos e conflitos, mas devemos tomar cuidado para não ir ao outro extremo e que a comunicação no casal não se concentre exclusivamente em questões banais e rotineiras.
Além da atração física, um fator de conexão intelectual é importante em um casal, sentindo-se compreendido pelo outro , e com liberdade para falar sobre qualquer assunto, principalmente os que mais nos preocupam.
Saber expressar de forma assertiva o que gostamos e o que não gostamos, falar fluentemente sobre nossos sentimentos e preocupações , expressar nossas opiniões , sentir-nos ouvidos pelo outro e saber ouvir , ter conversas interessantes sobre diversos temas, tudo isso fomenta proximidade e cumplicidade com o nosso parceiro.
5. Seja atencioso na convivência
Na convivência diária é possível que tenhamos alguns costumes ou hábitos que incomodam o outro e vice-versa. Embora pareçam detalhes sem importância, eles podem gradualmente criar atritos ao longo do tempo.
Por exemplo; Se o seu parceiro te repreende por deixar coisas fora do lugar, louça suja, fumar no quarto ou deixar a tampa do vaso levantada… e esses comportamentos continuam por muito tempo, são coisas que podem acabar prejudicando o relacionamento do casal.
Se seu parceiro já lhe pediu para mudar algum de seus comportamentos ou hábitos de convivência, continuar a mantê-los mostra inflexibilidade e egoísmo: é como dizer a ele que a opinião dele não importa para você e que você não está disposto a mudar para melhorar sua. convivência.
Também é um sinal de afeto ter pequenos detalhes positivos em relação à outra pessoa em nosso dia a dia : preparar seu prato favorito, deixar um bilhete de amor ou encorajar se sabemos que um dia difícil o espera, perguntar como foi o dia, uma massagem nas costas. Pense em apimentar seu relacionamento, com o tempo, acaba sendo comum cairmos na rotina, uma dica é comprar produtos em Sexshop, isso mesmo, existem diversos “brinquedos” e não tenha preconceito, por exemplo comprar um plug anal – Mantenha a cabeça aberta para novas experiências…
Obviamente, estamos falando de pequenos hábitos, não de traços de personalidade ou coisas assim. Não podemos fingir “mudar” completamente o outro, ou “ser outro” para agradar nosso parceiro: o que detalhamos aqui são pequenos costumes de convivência que podemos modificar para o outro sem muito esforço.
Sempre será necessário aceitar algumas coisas que não gostamos, mas fazer o esforço de mudar pequenos costumes e fomentar bons hábitos para melhorar a convivência nos aproxima do parceiro e torna o dia a dia mais agradável.
Como mencionei no início, esses fatores são bastante óbvios, mas é bom lembrá-los de vez em quando para avaliar o que podemos melhorar para nos aproximarmos do nosso parceiro e desfrutarmos de um relacionamento pleno.