Muitos empreendedores ainda negligenciam a importância de um plano de negócios para uma startup de tecnologia. Em um espaço tão competitivo como o da indústria de tecnologia, a falta de preparação certamente abrirá o caminho para a decepção.
Em vez de mergulhar sem nenhuma estratégia concreta, um plano fornece uma base para o crescimento sustentável do negócio.
Neste artigo, exploraremos os elementos essenciais de um plano de negócios de startup de tecnologia e forneceremos os insights de que você precisa para criar um plano de sucesso.
O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?
Um plano de negócios de startup de tecnologia é um documento que detalha a premissa de seu negócio de tecnologia, resumindo objetivos financeiros vitais e metas operacionais, bem como detalhes sobre como você alcançará essas metas.
Antes de mergulharmos nos aspectos individuais de um plano de negócios de inicialização, vamos primeiro considerar por que você precisa de um.
Quais são os benefícios de um plano de negócios?
-
Oferece maior clareza
Ter um plano de negócios lhe dará uma compreensão muito melhor do seu negócio e dos objetivos que você está tentando alcançar.
Por exemplo, você pode definir metas específicas para tráfego do site, volumes de vendas ou margens de lucro. Isso torna mais fácil rastrear e medir o sucesso e alinha sua tomada de decisão com iniciativas de vendas e marketing.
-
Aumenta as chances de sucesso
Além disso, as empresas que possuem plano de negócios também apresentam taxas de crescimento mais elevadas do que as empresas sem plano.
-
Você tem mais probabilidade de obter investimento
Os investidores-anjo e os capitalistas de risco não têm o hábito de fazer apostas ruins.
Quando eles pagam grandes somas de dinheiro, é uma decisão cuidadosamente considerada que eles se baseiam na probabilidade de obter um retorno positivo sobre o investimento (ROI).
Quando você tem um plano de negócios, dá ao seu startup um foco estratégico, o que o ajuda a criar uma identidade construída para o sucesso.
Isso torna a perspectiva mais atraente aos olhos dos investidores, então é mais fácil levantar capital para sua startup quando você tem um plano.
Incorporar estratégias de tecnologia em seu plano de negócios ajuda você a administrar um negócio mais competitivo. Por exemplo, você pode perceber que precisa de um determinado equipamento para operar seu negócio.
O modo como você usa estrategicamente a Internet para comercializar seu negócio é outra área de tecnologia que se beneficia da análise proativa.
Ao abordar essas áreas em seu plano de negócios, você pode ter menos surpresas financeiras em seu orçamento alocado.
Realizar análises de custo-benefício
Uma análise de custo-benefício é usada para determinar o retorno ou ponto de equilíbrio de qualquer investimento durante um período de tempo.
A tecnologia continua avançando e, por si só, vale a pena conduzir um CBA em equipamentos e serviços de base tecnológica antes de tomar uma decisão de compra.
Faça um CBA para mostrar o propósito dos equipamentos e serviços de tecnologia que você planeja usar em seu negócio. Liste os custos iniciais e operacionais anuais.
O impacto do controle interno, riscos de segurança e privacidade deve ser considerado em ambos os lados do CBA. Em seguida, atribua uma estimativa de custo realista aos benefícios para quantificar o valor benéfico anual da compra.
Deduza o investimento anual dos benefícios.
Alguns investimentos, como a compra de imóveis, podem demorar mais para atingir o retorno financeiro.
Use os recursos da Internet
Coloque uma visão geral de como você planeja comercializar seu negócio online em seu plano de negócios.
Desenvolver um site, selecionar um nome de domínio e definir os produtos e serviços que você oferecerá na Internet são partes de uma boa estratégia de tecnologia para seu plano de negócios.
Registros em mecanismos de pesquisa, redes sociais, listas de diretórios e anúncios online são formas de divulgar seu negócio e solidificar sua presença online.
Planeje uma estratégia de crescimento de tecnologia
Uma estratégia de crescimento para tecnologia avançada pode ser interna, ou seja, toda a empresa. Por exemplo, no início de sua empresa, você pode ter que assumir várias funções, incluindo lidar com tarefas de contabilidade.
Sua visão de dois anos pode ser melhorar a eficiência dos processos de negócios em contabilidade.
Depois de conduzir uma análise de custo-benefício, você pode incluir em seu plano de negócios uma meta para implementar um software de contabilidade mais eficiente e simplificado e um funcionário.
Você pode precisar adquirir os equipamentos e serviços necessários para fazer uma avaliação comparativa com seus concorrentes.
Como alternativa, você pode decidir terceirizar alguns serviços de tecnologia avançada. Suas ideias para crescimento estratégico ao lidar com tecnologia podem ser adicionadas ao seu plano de negócios.
Além disso, a implementação de estratégias de tecnologia de crescimento internas e externas cobertas em seu plano de negócios pode evitar que ele fique estagnado.