Profissionais da educação

3 sites inspiradores para professores e profissionais da educação

Os profissionais da educação brasileira vivem diversos desafios no cotidiano. Seja trabalhando em escolas particulares, seja lecionando no ensino público, esses profissionais precisam se superar a cada dia na escola.

Apesar das dificuldades, devemos reconhecer a importância que os profissionais da educação têm na área em que atuam. Por isso, resolvemos listar aqui 3 sites interessantes e inspiradores, que todo educador, e até mesmo profissionais de outras áreas, precisam conhecer. Portanto, se você quer saber mais sobre esses sites, continue a leitura até o final.

A importância dos profissionais da educação no Brasil

Primeiramente, é impossível se falar da educação brasileira sem destacar o importante papel dos educadores no processo. E por educador, podemos entender toda a rede de funcionários de uma instituição de ensino. Hoje em dia considera-se educador não só o professor, como também os diretores,secretários e demais profissionais da educação.

Os educadores, portanto, são os profissionais da educação responsáveis por transmitir os conhecimentos e facilitar a aprendizagem dos alunos. 

Sabemos como é complexo o sistema educacional brasileiro. O desafio dos educadores é enorme. Por isso, esperamos que a nossa lista possa servir de inspiração a todos os profissionais que trabalham com educação.

1.Porvir

A plataforma Porvir divulga diversos tipos de conteúdos sobre práticas inovadoras no cenário nacional da educação. Foi fundada em 2012, e desde então, vem se especializando em mapear, produzir e divulgar matérias que servem de referência educacional. Desde 2019, a plataforma deixou de ser um projeto vinculado ao Instituto Inspirare, para se tornar uma organização autônoma e sem fins lucrativos.

Ao navegar pela plataforma, é possível ao educador acessar os tópicos de sua preferência. Dentre os tópicos, destacamos os seguintes:

  • Agência de Notícias: por aqui, o educador tem acesso a diversas matérias jornalísticas, produzidas pela própria plataforma, que discute as principais tendências e inovações na educação brasileira.
  • Pesquisa Nossa Escola em (Re) Construção: aqui, o educador pode conferir os resultados de pesquisas com estudantes de todo o país. As pesquisas revelam a opinião dos estudantes sobre as escolas em que estudam, assim como sobre como seria a escola ideal para eles.
  • Desafio Diário de Inovações: esse talvez seja o tópico mais interessante para o educador. Trata-se de uma iniciativa em parceria com o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, com o intuito de promover a troca de experiência entre educadores. Além disso, as experiências mais bem avaliadas concorrem a prêmios, como publicações de ebooks, viagens e prêmios em dinheiro.
  • Palestras e Oficinas: acessando esse tópico, é possível ficar por dentro de todas as palestras e oficinas, sobre tendências e inovações na área educacional, promovidas pela plataforma. 
  • Eventos: a plataforma também promove diversos eventos, além de prestar curadoria e apoio técnico para eventos de terceiros.

2.Entretanto

Seguindo nossa lista inspiradora para os profissionais da educação, temos o site Entretanto. A empresa Pearson foi a responsável por desenvolver essa plataforma. Seu objetivo é estimular e inspirar os profissionais da educação no Brasil a trocar experiências bem-sucedidas na sala de aula.

Desse modo, é possível aos educadores publicar seus artigos e conteúdos em vídeos sobre a área educacional no site Entretanto. Além disso, pode-se consultar diversos estudos e pesquisas sobre educação, que são publicadas e armazenadas na plataforma. 

O cadastro pode ser feito gratuitamente por qualquer educador. As publicações enviadas são pendentes de uma avaliação feita pelo comitê do site, a fim de selecionar os assuntos mais relevantes sobre a educação brasileira.

3.Diversa

Por fim, para você, seja professor, seja profissional de algum outro setor da educação, apresentamos também o site Diversa. A plataforma foi idealizada pelo Instituto Rodrigo Mendes, e tem como parceiros o MEC e outras instituições ligadas à educação. O site Diversa foi criado para apoiar as redes de ensino no atendimento a estudantes com deficiência, e que estudam em escolas comuns.

Assim, ao navegar pela plataforma, é possível ficar por dentro desse assunto, através de algumas seções presentes no site:

  • Portal Diversa: através do Portal Diversa, o usuário tem acesso a uma enorme gama de conteúdos, tanto teóricos, quanto práticos, sobre o universo da educação inclusiva. Também existe a opção de usar o portal como um serviço de esclarecimento de dúvidas aos usuários. 
  • Diversa presencial: para os educadores que não querem participar apenas do ambiente online, a Diversa também promove encontros presenciais. Através desses encontros, os profissionais da educação podem dialogar sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano das escolas.
  • Comunidade Diversa: por fim, através da plataforma também é possível participar de uma rede de trocas de informações, visando a integração entre os usuários do portal e os educadores que participam dos encontros presenciais. Assim, abre-se espaço para a troca de informações sobre a educação inclusiva. 

Conclusão 

Esperamos que tenha gostado de nossas sugestões de sites, e que eles possam servir de inspiração para você, podendo fazer parte do grupo de profissionais da educação,ou não. As histórias e experiências contadas por essas plataformas são fascinantes e bons exemplos para se seguir.