Para quem vive, depende e trabalha com o campo é essencial encontrar e saber se um seguro rural é confiável, e para conseguir o seu o ideal é pesquisar. No mercado, há opções interessantes de seguro rural, especialmente o ProAgro, o programa do governo que promete ressarcir as perdas de quem tem posses rurais.
Entender as diferenças em cada uma dessas apólices e conseguir distinguir quais as melhores para seu campo e seu bolso é essencial. Assim você tem a oportunidade de contratar um bom seguro e ainda conseguir optar por uma ótima seguradora ou prestador de serviço.
O que é seguro rural?
Seguro rural se trata da extensão de todos os tipos, modelos e apólices de seguro dedicados ao produtor rural. Esses seguros têm como objetivo amparar o produtor rural em suas atividades, oferecer garantias, ressarcir quando há perdas que não são sua culpa e ainda oferecer vantagens em determinadas situações.
Existe uma variedade imensa de seguros rurais, e cada um funciona segundo os termos do contrato e das seguradoras. O ProAgro é mais uma categoria do serviço, que é de natureza pública e oferecido pelo Estado. De todo modo, vale entender bem quais são suas necessidades e procurar por um bom seguro rural confiável na hora de contratar.
Para que serve?
Todo seguro rural serve para prevenir situações de desgaste financeiro e garantir algum ressarcimento quando a renda do produtor rural é comprometida. Neste caso, o seguro paga os danos, oferece indenizações ou mesmo arca com custos em determinadas situações que se encaixam dentro do que a apólice cobre.
O que é ProAgro?
O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, ou simplesmente ProAgro, é uma modalidade de seguro rural confiável oferecida pelo Estado brasileiro. Neste caso, o seguro indeniza o produtor rural se o mesmo tiver sua renda comprometida pelos termos cobertos pela apólice contratada.
Neste caso, há uma série de eventos e situações que podem acontecer e que serão protegidas e indenizadas pelo ProAgro. No geral, são perdas por intempéries e interferem a produção da fazenda, onde os eventos que geram indenização são:
- Secas;
- Chuvas fortes;
- Geadas;
- Variações de temperatura;
- Ventos fortes;
- Doenças que podem atingir gados, granjas, porcos e até mesmo pragas.
Se algum segurado pelo ProAgro for afetado por alguma dessas situações, ele será indenizado proporcionalmente pelos danos causados. É uma ótima forma de se manter seguro, com garantias de que não terá sua renda afetada por esses desastres.
Para que serve?
O ProAgro tem como objetivo atender principalmente médios produtores, em especial os que participam do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Há até mesmo uma categoria que atende somente produtores que estão vinculados ao programa, embora ele também possa se estender a grandes produtores.
Qual a diferença entre o ProAgro e o seguro rural?
A principal diferença entre um seguro rural e o ProAgro é que o primeiro é a reunião de diversos seguros disponíveis, enquanto o ProAgro é apenas mais uma delas. Além disso, um seguro rural não precisa ser oferecido pelo governo, mas o ProAgro sim.
Vale mencionar que há várias categorias de seguro rural para inúmeras necessidades diferentes. Enquanto o ProAgro tem um público mais seleto e opções de indenizações mais limitadas, pois é criado para atender especialmente elas.
Qual opção escolher?
Entre as duas opções, vale escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades. Se você precisa de apólices mais complexas e detalhadas, provavelmente é melhor optar por um seguro rural específico e uma de suas diversas opções.
Mas se deseja uma apólice que cubra intempéries e que seja mais focada, então é melhor se ocupar com o ProAgro. Este é um seguro focado em indenizações específicas, mas que é ótimo para garantir o básico de proteção para suas posses e empreendimentos.
Quais as modalidades do seguro rural?
Como comentamos, o seguro rural oferece várias apólices diferentes e de diversas modalidades. Cada uma delas tem seu próprio público e é interessante conhecer para saber qual contratar e se seu negócio irá utilizar. São pelo menos 8 grandes dessas modalidades que são oferecidos:
- Seguro pecuário: cobre mortes de animal;
- Seguro agrícola: cobre recursos utilizados na plantação e toda a vida do plantio – inclusive pelas intempéries;
- Seguro aquícola: cobre mortes de peixes e animais aquáticos;
- Seguro de vida: cobre a vida do produtor rural;
- Seguro de florestas: cobre florestas em posse do produtor rural;
- Seguro de benfeitorias: cobre perdas de bens usados na atividade agrícola.
Essas são as principais modalidades do seguro rural, e se você deseja uma apólice de qualidade, conte com o BB Seguros para contratar um seguro rural confiável! A BB Seguros tem as principais categorias do serviço, e que podem ser personalizadas para te atender.
Ter um bom seguro é a melhor forma de se manter protegido, com garantias e indenizações que te salvam em qualquer acidente. Garanta suas apólices e se torne um segurado protegido da BB Seguros.