Muita gente não sabe, mas o extrato e a essência de baunilha não são o mesmo produto. Isso mesmo, o extrato de baunilha é algo natural, enquanto a essência de baunilha é sintética. Portanto, é bom ficar sabendo como é feita a essência de baunilha, pois poucas pessoas realmente entendem sua produção do zero.
Afinal, você sabia que a baunilha é um tipo de especiaria? Pois é, típica do México, a baunilha é extraída das favas de uma orquídea. Depois de abertas, as favas estão cheias de sementes que devem ser raspadas e utilizadas na culinária, conferindo aroma e sabor únicos. Saber como é feita a essência de baunilha é uma curiosidade de muitos.
Primeiramente, porém, é bom entender o que é a baunilha de verdade. Sendo assim, a baunilha é uma planta herbácea da família Orchidaceae e gênero Vanilla, que apresenta hábito trepador e é perene. Existem cerca de 100 espécies do gênero, mas apenas algumas delas são utilizadas na indústria de alimentos e cosméticos.
Quer saber, então, como é feita a essência de baunilha que tantas marcas adicionam em produtos alimentícios e cosméticos? Então continue lendo e veja como é feita sua produção, seus benefícios e como é o extrato de baunilha de verdade comparado a essência de baunilha.
Como é feita a essência de baunilha? Veja sua produção a partir da primeira etapa!
A baunilha é um dos condimentos mais usados no mundo. Possui cerca de 200 compostos voláteis que lhe conferem uma grande variedade de perfis aromáticos. Estes mudam de acordo com as variedades ou o tipo de cultivo.
A essência é extraída dos frutos, que são cápsulas alongadas, também chamadas de vagens ou favas, que apresentam cerca de 20 cm de comprimento e 3 cm de espessura. Para obter a essência, os frutos sofrem um processo de cura delicado, que pode durar até dois meses. Isso faz com que o preço do produto seja bastante elevado.
Além do processo demorado para a obtenção da essência, é importante destacar a dificuldade de formação dos frutos. Como nas muitas áreas em que a baunilha é cultivada não são encontrados polinizadores naturais, a fecundação deve ser feita manualmente através de um palito de bambu ou fósforo. Assim é como é feita a essência de baunilha!
Quanto ao seu sabor? Esqueça aquelas essências artificiais de supermercado, a baunilha natural é suave, perfumada e pode ser mais doce ou ter um sabor amadeirado. Não pense também naquele gosto enjoativo de sobremesas de caixinha como os pudins e flans, o sabor da baunilha é único e inesquecível.
Quais são os benefícios da essência de baunilha?
Apesar de ser muito menos pura que o extrato, a essência da baunilha ainda é benéfica. Agora que vimos como é feita a essência de baunilha, continue lendo e veja quais são seus principais benefícios.
Controla a ansiedade
Diversos estudos já foram realizados relacionando o uso da baunilha ao tratamento de ansiedade e depressão. A partir deles, foi constatado que o aroma dela pode atuar como um remédio natural para essas doenças, visto que possui impacto direto no cérebro, de forma a induzir tranquilidade à pessoa.
Faz bem para sua pele
Dentre as propriedades poderosas da baunilha, está o seu poder antioxidante que auxilia na manutenção de uma pele jovem por mais tempo. Além disso, as pétalas da flor de baunilha possuem uma substância chamada mucilagem, que possui a capacidade de reter água e é muito utilizada na formulação de hidratantes.
Ajuda com a digestão
E por último, mas não menos importante, a baunilha também é uma forte aliada no combate a má digestão. O chá de baunilha costuma funcionar muito bem nesses casos, podendo também ser útil para tratar outros problemas relacionados ao estômago, bem como náuseas e vômito.
Sendo assim, agora já sabemos como é feita a essência de baunilha. Compre hoje mesmo essa essência e adicione ela em suas receitas para obter sabor e vários benefícios!