A decoração nórdica com o seu branco imaculado, madeira natural e mobiliário de design escandinavo funcional, conquistou todos nós. Você se atreve a trazer o estilo nórdico para sua casa! A decoração nórdica ou decoração escandinava é um estilo de decoração de interiores que surgiu na década de 1950 nos países nórdicos.
Assim como o Hygge, apesar de ser um estilo decorativo fortemente influenciado pelo clima e pela localização geográfica de onde vem, seduziu pessoas de todo o mundo. Mostramos-lhe todas as suas chaves, ideias e lindas imagens de um dos estilos mais populares para decoração de casa e que tem mais seguidores. Confira no IPT.
Decoração Nórdica: Como Fazer
Devido às duras condições climáticas a que estão expostas nos países escandinavos e, como consequência, à necessidade de passar tanto tempo no interior, a decoração nórdica procura acima de tudo:
Crie interiores tão aconchegantes, aconchegantes e confortáveis quanto possível.
Maximize a pouca luz natural disponível.
Para atingir esses dois objetivos, a decoração escandinava usa:
- A cor branca e os tons neutros
- Madeira natural.
- E tecidos quentes como peles (imitação, por favor), lã e linho.
A cor branca como protagonista do estilo nórdico
Com apenas sete horas de luz nos longos e frios meses de inverno, a iluminação em interiores escandinavos é essencial. É a fonte da vida!
O branco oferece espaços mais claros
Por este motivo, a cor branca é utilizada em paredes, tetos e pisos de forma a refletir a pouca luz natural disponível e proporcionar a luminosidade que falta às casas nórdicas nos duros e sombrios meses de inverno.
Um exemplo claro do uso do branco em casas escandinavas é a casa da fotógrafa e estilista Angie Wendricks. Apesar de o branco invadir tudo, não se vê uma casa fria, graças ao calor do linho e à madeira dos móveis.
Angie usou um belo banco de madeira como mesa de centro. Para decorar a cozinha, ela também usou uma grande mesa de madeira sem tratamento e alguns bonitos banquinhos de madeira. Rolo todo muito aconchegante!
Localizada em Bergen, Noruega, esta casa de três andares data do século 18 e foi lindamente restaurada pelo arquiteto canadense Todd Saunders. Todd usou a cor branca para conseguir um espaço super claro e alegre. A madeira mais escura dos móveis cria um belo contraste com o branco imaculado das prateleiras, paredes e teto.
Expanda o espaço usando a cor branca
Tradicionalmente, o piso de uma casa escandinava é feito de madeira e eles normalmente respeitam sua cor natural ou pintam-na de branco. Isso ajuda a expandir o espaço e convidar mais luz a entrar.
Janelas gratuitas para aproveitar a luz natural
Contribuindo para a ideia de aproveitar ao máximo a luz, os espaços escandinavos tendem a expor as suas janelas de revestimento
Nas salas nórdicas, as cortinas são dispensadas e, se forem usadas, preferem-se tecidos leves como o linho, que deixam entrar muita luz natural.
Cores neutras na decoração nórdica (bege e cinza)
Geralmente, as casas escandinavas não usam cores brilhantes. Sua beleza vem de uma paleta de cores neutras, mas, apesar disso, nunca parecem frias ou opacas, devido à sobreposição de cores complementares.
A casa dinamarquesa de Simone Østergaard é um oásis de paz: cores terrosas quentes e sutis, móveis de madeira sem tratamento, sofás xadrez, couro, linho … mas tudo dentro do mesmo esquema de cores. Definitivamente, há uma paleta de cores associada ao design escandinavo:
- brancos
- cinzento
- bege
- negros
- e marrons.
E essas cores são frequentemente interligadas criando espaços limpos, serenos e relaxados. Esta casa pequena, mas bonita e aconchegante é um bom exemplo de combinação de uma paleta de cores neutras. O tom bege das paredes cria um belo contraste com o preto da mesa de jantar, o cinza do sofá e o branco dos acessórios.
As paredes da sala desta casa são também pintadas numa elegante e sofisticada cor bege suave, o que confere a esta divisão um brilho acolhedor e confortável. As prateleiras que se estendem pelas paredes são pintadas da mesma cor. A mesa nórdica de madeira flutuante, detalhes em preto e cinza e grandes gravuras completam a decoração.
O fotógrafo britânico Paul Massey também escolheu o cinza para decorar o piso, as paredes e o teto de sua bela casa na costa da Cornualha.
Neste estúdio aconchegante e luminoso no telhado de uma casa na Suécia, eles combinaram o cinza das paredes com os tons terrosos dos acessórios e o preto do sofá. A madeira do piso adiciona um calor extra.
Cores pop em casas escandinavas
No entanto, isso não significa que, nos últimos tempos, os designers de interiores escandinavos tenham tendido a usar cores mais vivas e alegres para pintar as paredes dos interiores de seus clientes; cores mais fortes como azul, rosa e verde.
Têxteis quentes na decoração nórdica: pele, lã e linho
Em países onde faz muito frio, não é de se estranhar que parte da decoração venha na forma de tecidos quentes:
- pele de carneiro
- lã
- linho
- e o algodão macio.
Eles não só fornecem uma sensação de calor e conforto, mas também adicionam outra camada de textura aos espaços. A fotógrafa Line Kay é mestre no uso de tecidos para seus looks. Nascida na Noruega, Line é caracterizada por uma requintada elegância e delicadeza em cada uma de suas fotografias e roupas.
Junto com a madeira branca e sem tratamento, o linho e a lã, eles são os protagonistas absolutos.
Madeira em interiores escandinavos
Junto com a cor branca, a madeira é o protagonista indiscutível na decoração nórdica. Tende a ser de cor clara, típica das espécies mais comuns nas florestas das áreas nórdicas:
- Pinho
- o carvalho
- a tenha
- ou bordo.
A madeira proporciona calor e espaços mais confortáveis e acolhedores A paleta de cores desta bela casa em Gotemburgo, Suécia, cria uma atmosfera muito relaxante e calma; o cinza das paredes proporciona serenidade e os tons claros da madeira dos pisos e móveis conferem calor.
Nesta casa minimalista, porém aconchegante, na montanha ao norte de Vancouver, Canadá, eles até branquearam a madeira para diminuir a cor e maximizar a luz.
Materiais naturais e detalhes étnicos na decoração nórdica
Vime e rattan em interiores nórdicos
Móveis de vime e móveis de vime têm se destacado nos interiores nórdicos nos últimos anos. E é lógico que, para além de serem fibras 100% naturais e ecológicas, proporcionam calor e combinam na perfeição com a madeira e o branco característico dos interiores escandinavos.
Se há um acessório ao qual os nórdicos sucumbiram, isto é, junto com os vistosos e exuberantes tapetes Beni Ouarain, as luminárias de vime.
E não servem apenas para decorar ambientes, salas ou cozinhas. Também podemos vê-los na decoração da casa de banho. Nesta pia, lindamente capturada pela fotógrafa e estilista Paulina Arcklin, lindas lâmpadas de vime penduradas no teto. Não me diga que eles não têm um rolo! A decoração mediterrânea combina com o estilo nórdico.
Cestos, cestos e cestos de vime também são amplamente utilizados. Perfeito para decorar quartos brancos!
Podemos até ver essas fibras naturais na forma de cadeiras suspensas glamourosas e glamourosas.
Detalhes étnicos em interiores escandinavos
Ultimamente, o estilo escandinavo está abraçando detalhes étnicos mais típicos da decoração bohochic. Então, recorrer aos aconchegantes e aconchegantes tapetes marroquinos Beni Ouarain está se tornando muito comum.
Um exemplo claro disso é a casa da decoradora Jenny Hjalmarsson Boldsen, que usou um lindo Beni Ouarain para enfeitar o chão de sua sala.
Christian e Björn, os proprietários e fundadores da Artilleriet, loja de design de interiores com sede na Suécia, em Gotemburgo, também optaram por um Beni Ouarain para a decoração da sala de estar.